Crissiumal, segunda-feira, 06 de maio de 2024 Telefone (55) 3524-1200 /

Chuvas Isoladas

Educação - Quinta-feira, 15 de Setembro de 2011

Leitura, pesquisa e criatividade

Durante a primeira feira escolar do livro na Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Paulina, desenvolveram-se vários trabalhos com todas as turmas da escola, após ser apresentada a obra: O Passeio do Tatu, das autoras professora Terezinha Schwanke e professora Vera Pohl, as turmas do 4º ano manhã e tarde, criaram textos pesquisas, confeccionaram com material de sucata um tatu, assistiram um vídeo informativo com curiosidades desse animal, o qual se encontra em extinção atualmente, foi lançado então pela professora das turmas, Tania Mallmann, um desafio aos alunos, para que através da história do livro lido em sala de aula, os mesmos usassem sua criatividade e desenvolvessem um texto pesquisa com curiosidades sobre o animal silvestre o Tatu, para expor em um painel na feira.
O aluno Oliver Luigi Vettorello do 4º ano da manhã, de 9 anos, se destacou  e criou o seguinte trabalho:

A família dos Tatus
Em um belo dia o tatu fêmea descobriu que estava grávida. Logo adiante encontrou com sua amiga e para ela falou, sua amiga ficou emocionada, e o tatu fêmea questionou:
_ Será que ele vai nascer com cinquenta centímetros? Nascerá um ou dois? Pode ser que vão morar comigo aqui na caatinga do Nordeste. Conseguirão comer? Apreciarão formigas, escorpiões, frutas e ovos. Será um tatu-bola? Terá seu nome científico, Tolypeutes trincictus.
Porém sua amiga retruca:
_Calma, calma, cada coisa em seu devido tempo. Vai ser tatu-bola, afinal você também é. O tatu-bola é o menor tatu brasileiro, e é o único tatu endêmico. Ele cava muito bem.
_Amiga o homem quer nos matar, os tatus desapareceram no Sergipe e Ceará, mas ainda se encontram na Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Nas regiões despovoadas o homem caça até dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara e da Estação Ecológica. Antes os tatus viviam em grandes quantidades.
Algum tempo depois nasceram dois lindos tatus como o casal de tatus esperava.

Postado por: Clécio Ruver