Crissiumal, domingo, 05 de maio de 2024 Telefone (55) 3524-1200 /

Chuvas Isoladas

Educação - Quarta-feira, 28 de Setembro de 2011

Semana do Idoso

Semana do idoso de Crissiumal teve abertura na segunda-feira e se estende até sexta
Nesta quarta-feira acontece a feira de artesanato da terceira idade

Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Crissiumal realiza-se nesta semana em nosso município a “Semana do Idoso”, com uma extensa programação. O tema do evento é: “Garantia dos direitos da pessoa idosa: uma responsabilidade de todos nós.” O dia mundial do idoso foi comemorado nesta terça-feira (27). A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Crissiumal tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação na sociedade. Através da oferta de atividades concorrem para a inclusão e a proteção social, o fortalecimento da cidadania e a melhoria das relações intergeracionais.  Nesta perspectiva que junto com o Conselho Municipal do Idoso de Crissiumal, que a Assistência Social vem trabalhando e promovendo ações e oficinas para terceira idade, envolvendo artesanato, educação física, dança e canto e coral, além de atividades educativas envolvendo demais profissionais com palestras no Centro de Convivência do Idoso de Crissiumal – CESIC, pois o espaço além de sua estrutura física é um espaço de vivência, troca e socialização da terceira idade de Crissiumal. A abertura para participação a partir de 50(cinqüenta) anos de idade marca o compromisso da Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Saúde com o envelhecimento ativo na terceira idade, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, através da adoção de práticas saudáveis, antecipando a idade e proporcionando atividades recreativas, laborativas, de educação em saúde, habilidades manuais e demais atividades que possibilitem a vivência em grupo e a socialização de conhecimento. Além dos atendimentos realizados individualmente, através de visitas domiciliares realizados pelos técnicos Assistentes Sociais, Enfermeiras, Psicólogos, Médicos com a contribuição das Agentes Comunitárias de Saúde, onde possuímos cobertura de 100% em nosso município. Onde as apurações de denuncias e comprometimento destas secretarias com a garantia de direitos dos idosos do município é constante. Mas, vale lembrar que a responsabilidade é de todos nós, família, sociedade e poder público em zelar pelos direitos da pessoa idosa, desta forma, faça sua parte contribua para que os direitos dos idosos sejam respeitados! A Programação em Comemoração ao Dia do Idoso, já teve a participação em rádio, na última segunda-feira, quando a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Irene Drumm fez a abertura das Comemorações da Semana do Idoso de Crissiumal. Na terça-feira aconteceu uma rodada de palestras sobre a saúde na terceira idade, onde no auditório da Escola Ponche Verde estiveram palestrando a Dr. Rosa Nery a nutricionista Nilva Bruxel, além de apresentações artísticas.

Confira a programação de quarta até sexta: Socialização de experiências entre idosos, crianças e adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social da Vila Paraíso Data: 28/09/2011 Local: CRAS da Vila Paraíso Horário: Dia todo Programação: Atividade de integração geracional. Gincana da Terceira Idade Data: 29/09/2011 Local: CESIC Horário: 16h Programação: Responsável pela atividade Professora de Educação Física Graciele do Projeto do CESIC, envolvendo os alunos da oficina de Educação Física com a atividade de Gincana e socialização dos dois grupos da oficina, num total de 60(sessenta) pessoas. Com entrega de medalhas e premiação para o primeiro lugar. CINEMA PARA TERCEIRA IDADE Data: 30/09/2011 Local: Seminário  Programação: A partir das 14h no Seminário São Miguel, Cinema para Terceira Idade com entrega de ingressos gratuitamente para terceira idade e pessoas a partir de 50(cinqüenta) anos, com brinde no dia de pipoca.

Colaborou: Clécio Marcos Bender Ruver